Termômetro Digital – Como Usar na Sublimação!

Conheça uma Ferramenta que vai te Auxiliar na Solução de Muitos Problemas. Te apresento o Termômetro Digital!

Você conhece o Termômetro Digital? Não? Bem, vamos então por partes.

Muitas vezes você encontra alguns problemas como tecidos amarelados após a prensagem, papel queimado ou problemas totalmente opostos.

Falhas na transferência da tinta para os produtos e quando você observa o Papel Sublimático você percebe uma grande quantidade de tinta que não transferiu para o Produto.

Por onde começo a Procurar a Solução?

[adrotate banner=”13″]

O primeiro passo é o Termômetro Digital!

O termômetro digital é a ferramenta que vai te auxiliar mostrando se a temperatura que está marcando no painel da sua Prensa Térmica está correta.

Muitas vezes a temperatura que mostra no painel possui uma diferença que pode chegar a mais de 30 Graus.

A única maneira que você possui para verificar esse tipo de desvio é o termômetro digital.

Se sua prensa está amarelando o tecido, deixando ele com o aspecto de queimado, utilizando o termômetro você pode avaliar o tamanho deste desvio e reconfigurar sua prensa corrigindo a temperatura.

Esse é o Primeiro Passo para a Solução de diversos problemas pois é uma verificação rápida que você pode fazer em segundos.

Você pode se deparar com esse problema e pensar que é o Papel Sublimático, que são os Tipos de Tecidos e até mesmo a Tinta Sublimática quando o problema é outro… algo que você talvez nem imaginasse.

Utilizando o Termômetro Digital você elimina em segundos o Suspeito Oculto…rsrs…

Identificando o tamanho da diferença entre o que mostra o painel e a temperatura real você estabiliza o seu processo.

Este é mais um Artigo desta Série de Ferramentas que são indispensáveis para um Processo Profissional.

Aqui você pode conferir outros Artigos.:

Fita Térmica ou Fita Mágica? – Como Fixar a Arte no Produto

Estufa para Papel Sublimático – Elimine as Marcas nas Impressões

Manta de Silicone – Estampando Produtos Rígidos

Cola Spray Temporária – Elimine os Fantasmas da Sublimação!

Equipamentos de Segurança na Sublimação e Mais Ferramentas!

Como fazer Embalagens Personalizadas

Vamos conversar mais nos Comentários?

Sucesso e Até Mais!

Comentários

  1. Avatar de Guilherme Lopes
    Guilherme Lopes

    Olá, tudo bem?
    As dicas são sempre muito valiosas. Tudo que eu sei sobre sublimação devo ao Portal Sublimático, eu não fiz o curso AINDA mas já está nos meus planos. Parabéns a toda equipe pelo projeto. Sucesso!

    1. Avatar de Marcelo - Colaborador Portal Sublimático

      Oi Guilherme, tudo bem? Obrigado pelo Feedback! Grande Abraço e Sucesso.

  2. Avatar de Carlos Aldi Silva
    Carlos Aldi Silva

    Bom dia.
    Este termômetro tem precisão real nas medidas de temperatura?
    Como comprar um termômetro deste? Moro no sertão nordestino e não temos lojas especializadas neste setor.
    Qual a prensa elétrica que oferece a menor variação de temperatura possível? Tenho uma da compactaprint que não tem painel eletrônico.
    Att:
    Carlos Aldi Silva

  3. Avatar de Mauricio Araujo

    Boa tarde Nilon,
    Trabalhei por 6 anos como instrumentista industrial, uma das minhas especialidades é controle de temperatura, agora fazem 3 anos que trabalho como especialista de produto para área industrial, onde um dos equipamentos que sou especialista são termômetros infravermelhos, que é esse termômetro que mostra no vídeo.
    Comecei a pouco trabalhar com sublimação e vejo seus vídeos direto, pois sabe muito mais que eu desse assunto, mas vou ter que lhe fazer umas correções a respeito desse vídeo na parte de controle de temperatura.
    1º- O nome correto desse termômetro é termômetro de IR, ou seja, infra red em português infra vermelho. Termômetro digital é bem diferente, ele tem um termômetro mecânico tipo PT-100 ou termopar com um display digital.
    2º- Termografia tem muitas “coisa” que precisam ser considerada para medir, não é apenas apontar e apertar o botão, saber a emissividade do material a ser medido, ângulo, distância e precisão do equipamento são as principais. Mas poderia passar o dia falando sobre como medir com esses termômetros corretamente.
    3º- Essa diferença de até 30º que acredito que realmente aconteça do display pra chapa da prensa, provavelmente não é culpa do display e sim da posição e/ou da qualidade do termômetro que mede a chapa, e essa temperatura nunca, mas nunca pode ser medida antes de pelo menos 7 min após estabilizar, temperatura é a variável física mais difícil de se controlar e enquanto ela está subindo a temperatura a chapa nunca estará com a temperatura de display, existe algo chamado PID, que falando a grosso modo, é uma configuração feita no controlador, isso é a coisa mais importante para controlar a temperatura corretamente. Por causa da estabilização, que pode acontecer das primeiras peças a serem produzidas dar diferença de cor das demais, e pode ser a melhor e mais cara prensa do mundo, isso é física, apenas fornos precisos de calibração fazem essa estabilização rápida e estamos falando de equipamentos de R$30.000,00, ou seja prensas de sublimação não estabilizam a temperatura rapidamente.

    1. Avatar de Marcelo - Colaborador Portal Sublimático

      Olá Maurício, tudo bem? Obrigado pelo feedback e pelas informações. Grande Abraço!

    2. Avatar de Felipe
      Felipe

      Aham, Cláudia (mauricio), senta lá!

  4. Avatar de fabiano costa
    fabiano costa

    Olá Mauricio, concordo com tudo que você descreve, é exatamente isto, inclusive vou deixar aqui uma observação muito importante, caso alguem tente medir uma superficie refletiva de metal como o aluminio, o termometro digital IR, indicará uma temperatura bem inferior a temperatura real ou bem inferior a mostrada no display da máquina, caso tenha necessidade de se medir uma superficie de aluminio com estes tipos de termometro, para se ter uma leitura bem proxima ao real o ideal é que se cole na bandeja um pequeno pedaço de teflon adesivo, aí aponta se o laser do termometro digital para o teflon e se obterá um bom resultado, mas jamais se deve medir uma bandeja de aluminio como é o caso das prensas termicas com estes termometros sem ter sobre essas bandejas colado um teflon adesivo.Sem isto o termometro digital dará uma leitura falsa.

    Já nas maquinas de estampar canecas, a superficie de contato com a estampa é justamente em teflon, neste caso basta apontar o termometro digital que se obterá uma leitura proxima a real.

    o melhor meio para saber se está tudo certo com uma prensa termica de camisas, chinelos etc… é esperar que a maquina aqueça e se estabilize proximo a temperatura desejada (programada) e então efetuar um trabalho de estampar, aí sim . Agora quanto ao termometro digital é um equipamento que se deve pensar antes de comprar pois ele raramente mas muito raramente terá utilidade para quem trabalha com estampas, este tipo de equipamento é útil e se justifica, para técnicos … para pessoas comuns é dinheiro desperdiçado.

    Att .Fabiano Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *