Olá meu nome é Nilton e este é Portal Sublimático, recentemente eu recebi uma Mini Prensa 3D da Multivisi. Ela é uma Prensa 3D compacta e qualquer semelhança com um utensilio doméstico não é mera coincidência…
No Brasil a sublimação 3D ainda é novidade, mas lá fora ela é bem antiga e utilizada para os mais diversos fins, desde capinhas de celular até para-choque de carro. A Prensa 3D podem ser encontrada em diversos tamanhos e nos Brasil este modelo compacto tem se tornado cada dia mais popular, levantando muito interesse e dúvidas, por isso a importância deste Review que marca o inicio de uma longa conversa sobre Prensa 3D no Portal Sublimático.
Gostaria de agradecer ao Maicon da Multivisi por enviar este equipamento e pelas considerações em relação a este canal que cresce a cada dia graças à participação de cada amigo e profissional da sublimação e empresas que compreendem o trabalho do Portal e colaboram para a distribuição de informação.
Gostaria de reforçar que o Portal Sublimático é um canal independente de informação e não comercializa equipamentos , produtos ou suprimentos para sublimação, por isso neste Review serei o mais imparcial possível, apresentando de maneira geral este equipamento.
Antes de falar do equipamento, eu gostaria de frisar que uma Prensa 3D utiliza os mesmos papéis e tintas utilizados na sublimação tradicional, o que muda é a forma de prensagem que permite a personalização de objetos não planos, ao invés de prensar uma capinha de celular apenas na frente como é possível nas prensas planas, em uma Prensa 3D é possível personalizar não apenas a frente como as laterais da capinha de celular.
Assim como na sublimação tradicional, não é possível estampar produtos do mercado comum, sendo assim, você não poderá comprar uma capinha qualquer e estampar, terá que comprar capinhas de celular para sublimação. Infelizmente isso acaba sendo um problema já que no Brasil são poucas as opções o que leva amigos e profissionais da sublimação a importarem suas próprias capinhas direto da China, mas isso é assunto para outro vídeo…
Com estas informações iniciais podemos retornar ao equipamento e falar mais sobre ele. A Prensa 3D compacta ou Mini Prensa 3D pesa cerca de 6 kilos e trabalha com potência de 1300 watts, embora disponível nas versões 230 volts, 120 volts e 100 volts, recomendo que invista apenas na versão 230 volts para evitar uma série de problemas no padrão brasileiro, esta diferença e instabilidade pode danificar a bomba de vácuo, por isso a recomendação deste equipamento 230 volts.
Chamo a atenção para o selo CE que encontramos nesta Prensa 3D e que como comentamos em outros vídeos, ele atende a uma série de parâmetros e ajuda o consumidor a evitar uma série de problemas. Evite equipamentos sem este selo, isto já ajuda na escolha de algo mais interessante para o seu dia a dia de trabalho.
Embora óbvio você sempre deve ler o manual do equipamento, mas infelizmente poucos brasileiros fazem isso. Para evitar problemas, leia atentamente o manual do equipamento. Saiba que é uma obrigação da empresa enviar o manual em português, não precisa ser necessariamente impresso, pode ser em formato digital, mas ele deve ser em português. Em breve um vídeo falando sobre o Direito do Consumidor!
A embalagem da Prensa 3D chegou intacta, assim como o equipamento. Dentro da caixa recebi os manuais, um encarte da Multivisi me dando os parabéns e um desconto na próxima compra, além de informações sobre a empresa como telefone, e-mails de contato, redes sociais, endereço e tudo mais.
Junto com a Prensa 3D eu ainda recebi um par de luvas de proteção contra o calor, 1 reparo para a membrana de silicone e um jogo opcional para se trabalhar com filme para sublimação, ele substitui o papel e podemos conversar sobre ele nos comentários abaixo. Na caixa também veio uma ferramenta, importante para não deformar a capinha e deve ser utilizada logo após a estampagem, com a capinha ainda quente.
Nos testes eu utilizei uma capinha fosca para Iphone 5, elas também estão disponíveis com acabamento brilhante. Infelizmente até a data da publicação deste Review em maio de 2015 a Multivisi não possui capinhas de celular para sublimação 3D em seu site e também não possui os acessórios, necessários para personalização das capinhas. Em contato via e-mail a empresa disse que em breve estará disponibilizando mais acessórios e produtos para sublimação 3D.
O acessório foi comprado separadamente e sem ele não é possível personalizar a capinha para celular. Esta peça é de alumínio e para cada modelo de celular será necessário uma peça diferente e que não acompanha o equipamento. Este acessório é específico para a Mini Prensa 3D, ele possui 2 furos na base para fixar na gaveta do equipamento. Outros modelos podem não ser compatíveis ou atrapalhar o processo de personalização.
Além do case para celular, a Prensa 3D promete estampar até 4 canecas, alguns pratos, copinhos de dose, mouse, não mouse pad, o mouse mesmo aquele USB, é um produto bem legal que espero ver mais no mercado daqui por diante, com ela você também pode estampar azulejo e outros produtos, porém para a maioria deles é necessário ferramentas específicas e você deve comprar separadamente cada uma delas
Gostaria de salientar que para a personalização de canecas tanto este modelo compacto quanto o modelo popular deixam muito a desejar por conta das mantas de silicone utilizadas no processo.
Eu particularmente gostei do equipamento, é de fácil manipulação e acessível, cerca de 2 mil reais, mesmo que a ideia seja produzir apenas capinhas de celular vale o investimento, mas não recomendo para iniciantes, na verdade não recomendo sublimação 3D para quem está começando.
A capinha de celular se transformou em um tipo de acessório, assim como uma pulseira, um brinco, um boné ou colar, não se tem apenas uma capinha e em muitos casos as pessoas trocam de celular por não encontrarem a capinha para o modelo que possuem…rs…
Para a personalização destas capinhas, eu utilizei 190 graus e 180 segundos, mas antes de estampar eu pré-aqueci o equipamento junto com o acessório ou ferramenta, por 600 segundos, para estabilizar a máquina.
Nas pesquisas eu encontrei outras configurações, embora semelhantes depende muito de como você vai trabalhar, com esta configuração eu ganhei bastante tempo sem exigir muito do equipamento, mas fique a vontade para compartilhar seus resultados nos comentários deste artigo.
Eu fiz um gabarito simples e disponibilizei no final deste artigo.
Com este Review eu espero ter apresentado de maneira geral este equipamento, na verdade é o começo de um longo bate-papo sobre o assunto que será tratado em outros vídeos através do Portal Sublimático.
Obrigado por acompanhar este canal, graças a você e esta parceria entre o Portal e seus amigos e profissionais da sublimação, podemos conquistar juntos um mercado cada dia mais profissional, com informação e conhecimento vamos muito mais longe.
Sucesso e grande abraço!
Gabarito + Imagens utilizadas.:








Deixe um comentário